728x90 AdSpace

Atualidades
terça-feira, 22 de agosto de 2023

Encontro reúne gestores do MDA, Conab e Incra dos 26 estados e do DF

O objetivo é debater ações voltadas para garantir a produção de alimentos e ao mesmo tempo assegurar o acesso à terra e à alimentação saudável




A partir desta segunda-feira (21/08), os superintendentes regionais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participam do Encontro Nacional dos Escritórios Estaduais do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Superintendências do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Conab. O encontro, que reúne gestores das instituições dos 26 estados e do Distrito Federal, é um espaço de debate sobre ações voltadas para garantir a produção de alimentos e ao mesmo tempo assegurar o acesso à terra e à alimentação saudável.

“Nos últimos anos, as políticas públicas voltadas para os homens e as mulheres que tiram da terra o que é essencial para nossa vida, que é o alimento de cada dia, foram diminuindo. Agora nós vamos trazer informações de qualidade não só para o agronegócio e para a agricultura empresarial, como também para agricultura familiar, para os assentados da reforma agrária, para os quilombos, indígenas”, comentou o presidente da Conab, Edegar Pretto.

De acordo com o Censo Agropecuário de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 77% dos estabelecimentos rurais do País são da agricultura familiar. “A agricultura de precisão que nós queremos é aquela que não só tira da terra, mas que preserva o meio ambiente e que coloca uma alimentação sadia e de qualidade na mesa dos brasileiros. E está sobre nós essa grande tarefa, para que logo mais todos nós possamos dizer que o Brasil erradicou a fome outra vez”, reforçou Pretto.

A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, que destacou em seu discurso a necessidade de recuperar a cultura alimentar dos brasileiros. “O primeiro grande objetivo do nosso Ministério é aumentar a produção de alimentos saudáveis na mesa do povo brasileiro, com diversidade e recuperando a sua cultura alimentar. Porque parte da população passa fome, mas outra parte se alimenta mal, comem ultraprocessados. Trata-se de trabalhar na recuperação da cultura alimentar do povo brasileiro.”

Também participaram da cerimônia a secretária-executiva do MDA, Fernanda Machiaveli; o presidente do Incra, César Aldrighi; o presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Jefferson Coriteac; o diretor-presidente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), Jamil Yatim; e o diretor-presidente das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasaminas), Luciano José de Oliveira.

Estiveram presentes no evento a diretora Administrativa, Financeira e de Fiscalização da Conab, Rosa Neide, e os diretores da Companhia de Política Agrícola e Informações, Silvio Porto; de Operações e Abastecimento, Thiago dos Santos; e de Gestão de Pessoas, Lenildo Morais.

As atividades entre os gestores seguem até quinta-feira (24/08). Essa foi a primeira reunião entre o MDA e as empresas estaduais vinculadas. O encontro entre as empresas vinculadas busca estabelecer diretrizes de atuação conjunta entre elas.


Por: Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Encontro reúne gestores do MDA, Conab e Incra dos 26 estados e do DF Rating: 5 Reviewed By: porto rápido