Por meio do projeto Força Mulher, instituições focam em resgatar
a dignidade de vítimas vulnerabilidades
Agosto, mês que a Lei Maria da Penha completa 17 anos, o Sebrae Tocantins assina Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Público Estadual (MP-TO) para firmarem uma parceria em prol das mulheres que sofrem violência doméstica.
O documento tem o objetivo de assistir mulheres que estão em estado de vulnerabilidade social atendidas pelo núcleo Maria da Penha e capacitá-las por meio do projeto Força Mulher. O Força Mulher é uma iniciativa do Sebrae Tocantins que capacita mulheres em vulnerabilidade social, a fim de que elas possam empreender e serem protagonistas de suas próprias histórias. O Força Mulher já está presente em 98 cidades tocantinenses e atendeu mais de 2 mil mulheres.
Na ocasião, a coordenadora do Força Mulher, a analista do Sebrae Luciana Retes, pontuou que a inclusão produtiva á uma das prioridades estratégicas do Sebrae. Destacou a importância da atuação do Sebrae e MP no auxílio às mulheres que mais necessitam de apoio e acolhimento das instituições. “É uma parceria fundamental para oferecer à mulher, que está em situação de risco, a oportunidade de buscar a autonomia e a sua independência financeira, por meio do empreendedorismo”, frisou.
Segundo a promotora do Núcleo maria da Penha, Renata Castro Rampanelli, o propósito do Força Mulher converge com um dos objetivos do projeto do Ministério Público chamado Recomeçar, de iniciativa do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher. “O Força Mulher é uma solução importante que assegurará oportunidade empreendedora às mulheres atendidas pelo Núcleo, proporcionando autoestima e o protagonismo econômico às mulheres. É a oportunidade assegurada a tantas Marias de nosso Estado para o ato de Recomeçar, com segurança e acompanhamento de uma rede de apoio efetiva composta pelas instituições parceiras”, aposta.
Após a assinatura do termo, o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, citou a importância da parceria. Na sua visão, essa prerrogativa irá ampliar o atendimento por meio de uma parceria estratégica com uma instituição com escritórios em 8 regiões do Estado, de norte a sul, conferindo amplo alcance às ações previstas. “A parceria tem como objetivo unir os esforços entre as instituições para ampliar o atendimento do Força Mulher, a partir da consolidação de políticas públicas de proteção da mulher e de direitos relacionados ao combate e à prevenção da violência doméstica e familiar”, explica Casaroti.
Força Mulher
O projeto Força Mulher tem como objetivo a inclusão produtiva de mulheres em estado de vulnerabilidade, por meio do empreendedorismo. A metodologia utilizada no atendimento às participantes do projeto foi desenvolvida pelo Sebrae Tocantins em 2021. A partir da criação, o projeto vem se aprimorando e conquistando várias parcerias estratégicas, possibilitando ampliar os atendimentos e potencializar os resultados da iniciativa.
O Força Mulher contempla a fase do acolhimento e capacitação, no qual o atendimento é composto por palestras, cursos de gestão de um pequeno negócios e oficinas sócio – profissionalizantes nos eixos: Mulher é Arte (corte e costura e patch work – customização), Mulher em Ação: serviços de refrigeração e construção civil, Lucrando com o Sabor (oficinas de gastronomia para eventos, bares e lanchonetes) e Beleza (Cabelos, unhas e cuidados com a pele). Após a formatura das mulheres e entrega dos kits para empreender, o Sebrae Tocantins, por meio de consultoria especializada, apoia e estimula o acesso ao mercado, articulando espaços no município para as mulheres atenderem e prestarem seus serviços, além de receberem um treinamento especial nas mídias sociais.
0 comentários:
Postar um comentário