728x90 AdSpace

Atualidades
sexta-feira, 22 de março de 2024

Panorama do Comércio: vendas registram crescimento expressivo na primeira medição de 2024



O início do ano de 2024 traz boas notícias para o setor do comércio brasileiro, conforme revelado pelo mais recente Panorama do Comércio, disponibilizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Após um período de desaceleração, os números de janeiro mostram uma alta expressiva das vendas tanto do comércio varejista quanto do varejo ampliado, este último incluindo todas as atividades comerciais. Esse desempenho também superou os resultados observados no mesmo período do ano anterior, 2023.

A publicação também destaca os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) de 2023, que cresceu 2,9%, superando as expectativas. Para 2024, projeta-se um crescimento mais modesto, abaixo de 2,0%, com desafios adicionais previstos para o setor agropecuário devido a questões climáticas.

Embora os dados positivos do início do ano sejam dignos de destaque, é necessário cautela ao construir prognósticos para o restante do ano com base em informações pontuais. “Alguns sinais indicam que podemos voltar a ter problemas inflacionários no curto e médio prazo. A recente alta no preço dos alimentos é um exemplo disso e, caso a inflação saia do controle, certamente o ciclo de queda dos juros será interrompido”, comenta Daniel Sakamoto, gerente executivo da CNDL.

O acompanhamento do desempenho nos próximos meses é essencial, levando em consideração os condicionantes externos, como o cenário internacional, e os desafios internos, incluindo o ajuste fiscal.

Confira essas informações e muitas outras na edição de março do Panorama do Comércio, relatório mensal com as principais informações do setor de Comércio e Serviços brasileiro.

Assista também ao vídeo com o gerente executivo da CNDL, Daniel Sakamoto, com a análise do tema.

Confira outros destaques:

   
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Panorama do Comércio: vendas registram crescimento expressivo na primeira medição de 2024 Rating: 5 Reviewed By: porto rápido