No município, segunda cidade do Tocantins a sediar o evento, aconteceu no Auditório do Anexo II, da prefeitura
Avanço e desenvolvimento! Após um período de 10 anos, as Conferências Intermunicipais de Economia Popular e Solidária, voltaram a ser realizadas. Em Porto Nacional, segunda cidade do Tocantins a sediar o evento, aconteceu durante todo o dia desta terça-feira, 29, no Auditório do Anexo II, da prefeitura municipal e contou com a presença de membros da Secretaria Estadual do Trabalho, Agricultura, Brasil Digital, Comsaúde, secretarias municipais, artesãos, catadores, além de representantes de diversas cidades do Estado.
A programação que este ano tem como tema principal a “Economia Popular e Solidária como Política Pública: Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”, foi marcada pela leitura e aprovação do regimento da Conferência Intermunicipal que objetivou discutir e levar mais políticas públicas de economia solidária e popular para a conferência nacional que acontecerá em Brasília.
De acordo com o prefeito Ronivon Maciel, o evento vai de encontro com o seu Plano de Governo. “Me sinto muito honrado de fazer parte deste evento que significa o fortalecimento da nossa economia popular e solidária, economia essa que de fato já acontece em Porto Nacional e que tem sempre o apoio da prefeitura, mas também com o apoio do Governo Estadual, Federal e a sociedade organizada vamos fortalecer todo esse trabalho. Essa programação vem realmente trazer esse novo momento para que possamos de forma mais planejada e disponibilizando de recurso, coordenação dentro das secretarias para que isso de fato possa ser ainda mais efetivado”, enfatizou o prefeito portuense.
Para a coordenadora Nacional do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, Raquel Pinheiro, a ação é de fundamental importância. “Por meio desses eventos, nós tratamos de uma política pública que ainda não é muito reconhecida pelos gestores e até mesmo pela sociedade, mas é uma política pública que faz toda a diferença. A economia solidária por muitos anos esteve em um retrocesso e só agora ela está realmente se renovando”, explicou.
Jason Jácomo, Superintendente Regional do Trabalho no Tocantins, também esteve presente no evento e comemorou a volta deste evento no calendário do Governo Federal. “Após 10 anos que a economia ficou sem uma política muito forte de movimento pelo Governo Federal, está sendo retomada e reconstruída em todo o país, então, é um projeto do Governo Federal desenvolvido através do Ministério do Trabalho, em parceria com os municípios”, pontuou o superintendente.
0 comentários:
Postar um comentário