Assessores de planejamento do Estado participam, até o dia 22 de agosto, das reuniões de planejamento para a revisão do ano de 2026
por Patricia Fregonesi/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins realiza, até o dia 22 de agosto, o processo de revisão do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, referente ao ano de 2026. O objetivo é aprimorar a elaboração, execução e avaliação das ações previstas, garantindo maior alinhamento aos objetivos estratégicos e setoriais.
A atualização busca adequar detalhes na formulação das metas e indicadores, fortalecer o monitoramento das entregas e ampliar a transparência das políticas públicas. A revisão contempla mudanças nos objetivos, indicadores, metas, ações e produtos, que devem ser enviadas, por meio de formulário, para análise técnica da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan).
As reuniões tiveram início no dia 11 de agosto, contemplando reuniões com os assessores de planejamento de todos os órgãos da administração direta e indireta. Após as reuniões com os assessores, as propostas de alterações devem ser enviadas à Seplan, analisadas e validadas. Assim, as alterações seguem para o preenchimento da proposta de revisão do PPA e LOA, encaminhamento à Casa Civil e posteriormente à Casa de Leis, no mês de novembro.
“O planejamento é a bússola que orienta as ações do governo. Quando trabalhamos com metas claras e indicadores bem definidos, conseguimos transformar propostas em resultados concretos para a população”, destaca o secretário do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura.
A revisão também visa reforçar o papel do PPA como base orientadora para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), contribuindo para uma gestão mais eficiente e focada nas demandas da sociedade. É conduzida pela Seplan, por meio da Superintendência de Planejamento Governamental, e está sendo feita a partir dos eixos que compõem o PPA: Saúde e Bem-Estar; Educação e Ciência, Tecnologia & Inovação; Segurança, Assistência Social e Cidadania; Desenvolvimento Produtivo, Economia criativa, Emprego e renda; Infraestrutura Econômica e Urbana; Gestão Pública e Governança; Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.
O superintendente de Planejamento Governamental, Romildo Leite, destaca que a revisão do PPA é essencial para avaliar metas, ajustar rotas e acompanhar mudanças de cenário. “Esse é um momento de reflexão e ação, para garantir resultados, atender bem à população e construir um futuro próspero, com mais qualidade de vida e oportunidades para todos os tocantinenses”.
Objetivos, indicadores e metas
Na revisão do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, os objetivos são definidos como o ponto de chegada das políticas públicas, orientando ações e resultados esperados. Cada objetivo é acompanhado por indicadores e metas, que permitem medir seu alcance e garantem o acompanhamento de sua execução.
Os indicadores funcionam como ferramentas para avaliar, periodicamente, o desempenho dos programas e a qualidade dos serviços entregues à população. Já as metas representam os objetivos de forma quantificada, com prazos definidos e critérios claros de mensuração, assegurando que as entregas sejam realizadas de forma planejada e eficiente.
0 comentários:
Postar um comentário