728x90 AdSpace

Atualidades
segunda-feira, 16 de novembro de 2020

ENAEX: Paulo Guedes destaca a retomada econômica e a importância do mercado asiático para exportações

O Brasil saiu oficialmente da recessão”. Foi esta a mensagem principal do ministro da Economia, Paulo Guedes, em sua palestra hoje, no 39º ENAEX. O ministro destacou a mudança na política econômica, lembrando que, além do corte de R﹩800 bilhões em gastos públicos com a reforma da Previdência, “o governo derrubou os juros, o que gera uma economia de R﹩ 400 bilhões em apenas quatro anos.


Para Guedes, a combinação de “juros em 2% e câmbio em pouco mais de R﹩5 possibilita exportações muito fortes, apesar da crise, explorando o novo eixo de crescimento mundial, que é a Ásia – principalmente China e Índia, os dois mercados do futuro, com quase metade da população mundial.” Segundo ele, o Brasil tem hoje um superávit de R﹩ 40 bilhões com a Ásia. “Vamos exportar US﹩ 1 trilhão para a China nos próximos dez anos. Imagina se fizermos o mesmo com a Índia e o Oriente médio?”, ponderou o ministro.

A da redução global de 48% nos investimentos, Guedes afirmou que o Brasil se mantém como o quarto principal destino de investimentos diretos e pode passar para terceiro. “Com juros baixos, democratização do mercado de créditos, choque de energia barata, a partir da aprovação do marco do gás natural e da retomada dos leilões de petróleo, o novo marco da cabotagem e os investimentos em infraestrutura, vamos derrubar o Custo Brasil”.

Ainda sobre o comércio exterior, o ministro valorizou o aumento nos investimentos realizados pelo Banco dos Brics, sob a presidência de Marcos Troyjo, que “estava há anos em R﹩ 700 milhões e já saltou para R﹩3 bilhões”. Enfatizou ainda o objetivo de inserir o Brasil nas cadeias produtivas globais, não somente com a prioridade para a entrada na OCDE, mas também por meio dos diversos acordos multilaterais, como o assinado entre o Mercosul e a União Europeia, paralisado há 30 anos.

Internamente, o ministro da Economia chamou atenção para a criação de empregos nos últimos meses, que comprova a retomada econômica. “Foram 100 mil novos empregos criados em julho, 200 mil em agosto e 300 mil em setembro, um ritmo que acho até difícil de manter, mas que comprova a força da economia brasileira, que foi subestimada”, rebateu o ministro.

Guedes teceu elogios ao Congresso pela aprovação da autonomia do Banco Central (“um sonho de 30 anos”) e pelo compromisso com as reformas; defendeu a agenda de privatizações em 2021, lembrando que “o roteiro já está pronto: Eletrobras, Correios, Porto de Santos”.

Por fim, fez uma defesa enfática tanto dos mecanismos de transferência de renda adotados durante a pandemia quanto do teto de gastos, que considera imprescindível para evitar o aumento de impostos enquanto as despesas do Estado estiverem indexadas. Também ressaltou a preocupação com a tributação da folha de pagamentos. “O imposto sobre salários é uma arma de destruição em massa de empregos”, disparou. O ministro garantiu ainda que o Renda Brasil será criado com responsabilidade fiscal. “Não faremos populismo”, sentenciou.

“Nosso desafio no fim deste ano e em 2021 é garantir que a recuperação cíclica, que já está contratada, se transforme em um caminho de crescimento econômico de longo prazo, com base no investimento e sem aumentar impostos, simplificando e reduzindo alguns”, concluiu o ministro.

Realizado pela primeira vez online, o ENAEX é promovido pela AEB desde 1972 e, neste ano, celebra os 50 anos da entidade. O evento proporciona ocasião única para que empresários de todo o país, juntamente com representantes de instâncias de governo, alarguem e conciliem diálogo sobre o que fazer para ampliar a participação brasileira no comércio global.

Fonte: (*) Com informações da AEB
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: ENAEX: Paulo Guedes destaca a retomada econômica e a importância do mercado asiático para exportações Rating: 5 Reviewed By: porto rápido