728x90 AdSpace

Atualidades
quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Divulgados Os Índices De Participação Dos Municípios (Ipm) Provisório No Icms; Municípios Têm 30 Dias Para Contestar, Alerta Atm

O Governo do Tocantins divulgou no Diário Oficial do Estado (DOE), edição 5904, o Índice de Participação dos Municípios (IPM) provisório no ICMS, para aplicação em 2022. A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) alerta gestores locais que a partir dessa data, os Municípios terão 30 dias para entrar com recurso contestando a decisão do Conselho Especial, responsável pela elaboração do índice.



A ATM explica que o IPM é a porcentagem calculada todos os anos e aplicado sobre os 25% do ICMS arrecadados mensalmente e repassados aos municípios. Ainda, para o cálculo dos índices que integram a parcela do produto da arrecadação do ICMS pertencentes aos municípios, são aplicados os seguintes critérios: 75% de valor adicionado, que é o índice sobre as entradas e saídas de mercadorias do município; 8% de quota igual; 2% sobre o número de habitantes, 2% para a área territorial e 13% relativos aos Critérios Ambientais.

Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ/TO), além dos prefeitos, presidentes de associações dos municípios ou seus representantes legais podem apresentar impugnações ao IPM provisório por meio de documento escrito entregue no Protocolo Geral na sede da Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins (Sefaz), em conformidade com o artigo 5°, do Decreto n° 5.264, de 30 de junho de 2015.

Por fim, a ATM ressalta que todas as contestações feitas devem estar acompanhadas de documentos comprobatórios.

Clique aqui para acessar o DOE 5904, onde estão inseridos os índices em tabela na página 15.



Fonte: ATM
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Divulgados Os Índices De Participação Dos Municípios (Ipm) Provisório No Icms; Municípios Têm 30 Dias Para Contestar, Alerta Atm Rating: 5 Reviewed By: porto rápido