728x90 AdSpace

Atualidades
terça-feira, 12 de abril de 2022

Sics e Jucetins debatem parceria para implantação de sistema de integração de dados no Tocantins

Proposta para implantação do projeto Simplifica Tocantins foi apresentada durante reunião na sede da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços.





Nesta terça-feira, 05, a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), recebeu o vice-presidente da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), Juarez Lobo, em reunião que apresentou o sistema de integração de dados, Simplifica Tocantins. O projeto visa desburocratizar e automatizar o processo de obtenção de licenças relacionadas à atividade empresarial do Estado. Entre os objetivos da ação está a redução da informalidade e estímulo à produtividade e competitividade do empreendedor local.

Também participaram do encontro o diretor da empresa executora do sistema, Vox Tecnologia, James Matos, a gerente do Sebrae, Magvan Botelho e o gerente de Planejamento e Convênios da Jucetins, Helivan Araújo.

No Estado desde 2016, o projeto Simplifica Tocantins já atua nos 139 municípios do Tocantins, mas busca integração completa através de parcerias entre órgão públicos estaduais e municípios, como explica o empresário James Matos. “Hoje já existe uma integração que não está funcionando da melhor forma possível. O que a gente está propondo agora é melhorar todo o processo e automatizar aquilo que for possível. Aconteceram alterações legislativas que precisam ser implementadas nesses órgãos e com o projeto atuamos para que ocorra esse atendimento aos critérios da legislação federal”, afirmou.

Segundo o vice-presidente da Jucetins, Juarez Lobo, o projeto é uma forma do Estado colaborar com a ascensão da atividade empresarial, através do suporte em medidas de regularização.

“O grande ganho dessa iniciativa é melhorar o ambiente de negócios, dar celeridade e conforto à vida do empresário, além de proporcionar o aumento das fontes de receita do Estado. Se nós dermos essa resposta para a sociedade empresarial, vai haver um ganho enorme, pois hoje estamos passando por um processo de simplificação de toda a questão relacionada a abertura das empresas e, dessa forma, poderemos oferecer mais agilidade, tranquilidade e segurança ao empresário”, explicou o vice-presidente.

Para o gestor da Sics, Carlos Humberto Lima, é essencial a ação conjunta para a aplicação de ações que vão contribuir para o avanço da atividade empresarial no Tocantins. “A Sics atua para fornecer um cenário que possibilite que o empresário possa se instalar e crescer no Estado. A nossa participação nesse tipo de projeto seria uma forma de reforçar esse apoio, a partir de estratégias que otimizem todo o processo de obtenção de licenças na nossa região. Estamos trabalhando para descentralizar a atividade empresarial do Estado, de forma que, ao longo dos anos, todos os municípios se tornem um polo de investimentos e esse tipo de sistema, nos ajudará a alcançar esse resultado”, pontuou o secretário.

Simplifica Tocantins

O Simplifica Tocantins é uma plataforma virtual que busca integrar dados cadastrais da Receita Federal do Brasil, órgãos estaduais e municipais no que se refere ao processo de abertura, alteração e baixa de empresas. O projeto é executado atualmente com o apoio do Governo do Estado, através da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Tocantins (Sebrae) e Associação Tocantinense dos Municípios (ATM).


por Yasmin Sobral/ Governo do Tocantins
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Sics e Jucetins debatem parceria para implantação de sistema de integração de dados no Tocantins Rating: 5 Reviewed By: porto rápido