728x90 AdSpace

Atualidades
segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Agentes Locais de Inovação (ALI) são capacitados para atender pequenos negócios

Ao todo, 19 ALI’s foram qualificados para iniciar as atividades no Tocantins




Com o objetivo de capacitar os Agentes Locais de Inovação (ALI) para trabalharem junto aos pequenos negócios, o Sebrae Tocantins realizou na última sexta-feira, 23, no CETEC Senai, o Encontro dos ALI’s que contou com a participação de 19 Agentes Locais que irão atuar em todo o Estado.

O programa ALI tem o objetivo de promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de orientação proativa, gratuita e personalizada, que será realizada pelos 19 agentes capacitados no encontro. Os agentes estão iniciando suas atividades em campo em três modalidades: produtividade, ecossistemas de inovação e educação empreendedora.

De acordo com o gerente do Sebrae Wolney Nóbrega, neste momento os agentes estão na última fase de capacitação. “Eles participaram de uma capacitação virtual e agora estão sendo capacitados de forma presencial, onde estão conhecendo quais as estratégias, as ações e as soluções que o Sebrae Tocantins disponibiliza para atender os clientes”, enfatiza.

A inserção de novos agentes no mercado é um fator importante para o desenvolvimento das empresas participantes do programa. O analista do Sebrae, Rogério Maracaipe, destaca que “a empresa que faz a adesão ao programa recebe a visita de um Agente Local de Inovação para um diagnóstico completo do estágio da inovação e das oportunidades de melhoria a serem exploradas para ampliar a sua competitividade. Por esse motivo, as capacitações ofertadas aos agentes agregam muito no campo profissional, além de serem importantes para realizarem o seu trabalho da forma mais rápida e eficaz”, conclui o analista do Sebrae.

As mudanças realizadas no empreendimento após a visita dos agentes promovem impacto direto na gestão empresarial, na melhoria de produtos, processos e na identificação de novos nichos de mercado para os seus produtos e serviços.

Modalidades

Agente de Educação Empreendedora – Atuam nas instituições de ensino disseminando, orientando, monitorando e apoiando o projeto Educação Empreendedora, com o objetivo de auxiliar na promoção de uma aprendizagem que possibilite ao jovem empreendedor mobilizar conhecimento, atitude e habilidades para que ele possa empreender em diferentes situações de sua vida, sejam pessoais, profissionais ou sociais. Nesta modalidade o programa capacitou oito agentes.

Agente de Ecossistema de Inovação – Têm o papel central de catalisar a transformação e amadurecimento dos ecossistemas, por meio de atividades que considerem especificamente a realidade de cada lugar, articulação de atores e realização de iniciativas de fomento à inovação. Nesta modalidade o programa capacitou dois agentes.

Agente de Produtividade – Atuam disponibilizando ferramentas ágeis para identificação das demandas, na implantação de soluções para a empresa; acompanhamento de forma individualizada e compartilhamento de experiências entre os empresários. O agente realiza junto ao empreendimento uma jornada que dura em média quatro meses, com encontros virtuais coletivos ou presenciais individuais e atividades para o empresário. Nesta modalidade o programa capacitou nove agentes.



Agência Sebrae de Notícias do Tocantins – ASN/TO
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Agentes Locais de Inovação (ALI) são capacitados para atender pequenos negócios Rating: 5 Reviewed By: porto rápido