728x90 AdSpace

Atualidades
segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Turismo Brasileiro reencontra o caminho do crescimento

O turismo foi uma das atividades econômicas mais severamente atingidas pela pandemia da Covid-19. Com as necessárias medidas de isolamento para a contenção da doença, milhões de turistas brasileiros e estrangeiros deixaram de viajar pelo país, gerando enormes perdas econômicas e sociais. Todavia, a gradativa volta à normalidade, graças à cobertura vacinal, está tirando o segmento da crise e devolvendo o turismo a um papel de protagonismo na economia. Segundo projeções do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, em 2022 o setor deve movimentar US$ 122,28 bilhões, o que representa cerca 7,6 % do PIB brasileiro.




Composto majoritariamente por pequenos negócios (cerca de 97%), o turismo brasileiro reencontrou o caminho do crescimento. Segundo estudo realizado pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, a expectativa é que as micro e pequenas empresas da cadeia produtiva atinjam um patamar de estabilidade no primeiro semestre do próximo ano e superem, a partir do segundo semestre de 2023, o faturamento de períodos anteriores.

Em um contexto marcado pela alta do dólar, pelo conflito internacional entre Rússia e Ucrânia e aliado ao desejo cada vez maior dos brasileiros em conhecer os encantos do próprio país, é fundamental que os pequenos negócios estejam preparados para aproveitar as oportunidades. O empreendedor precisa estar alinhado aos novos comportamentos do mercado e avaliar o que é necessário fazer para se adaptar e garantir a sustentabilidade do negócio, inclusive para atender uma demanda futura.

O levantamento feito com a FGV mostra que as expectativas do consumidor já não são as mesmas, depois da pandemia. Vivemos uma intensificação e aceleração dos processos de mudanças culturais, socioambientais, econômicas e tecnológicas que contribuíram para novas formas de se fazer e experienciar o turismo e o lazer, que abriram oportunidades e lançaram desafios inovadores. Esse novo turista busca experiência e autenticidade, deseja um maior contato com a natureza, leva bastante em conta questões como sustentabilidade e inclusão social, busca preços competitivos e continua atento às questões de segurança sanitária.

Para contribuir nesse processo de fortalecimento da atividade, o Sebrae firmou uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para apoiar a consolidação da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) no país. A metodologia desenvolvida na Espanha e adaptada pelo Sebrae para a realidade brasileira será aplicada em 10 destinos turísticos nacionais, que receberão assessoramento para planejar e implementar ações-chave para sua consolidação como destinos turísticos inteligentes. Queremos elevar o turismo brasileiro a um novo patamar de excelência, com maior governança, tecnologia, experiência e sustentabilidade. Temos ainda um acordo de cooperação técnica com o Ministério do Turismo que prevê, entre as ações planejadas, o apoio ao desenvolvimento dos destinos turísticos inteligentes e uma parceria com a Embratur para a promoção dos destinos turísticos brasileiros no mercado internacional.

Acreditamos que o Brasil tem pleno potencial para levar a sua indústria do turismo a um patamar semelhante ao da Espanha, que antes da pandemia respondia por quase 13% do PIB daquele país. Esse segmento, pelas suas características particulares, é uma das atividades econômicas com maior capacidade para gerar emprego e renda, reduzindo as desigualdades regionais. Todo apoio ao turismo brasileiro!


Por Carlos Melles, presidente do Sebrae
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Turismo Brasileiro reencontra o caminho do crescimento Rating: 5 Reviewed By: porto rápido