728x90 AdSpace

Day News
quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Sine Tocantins contribuiu para contratação de mais de 1.500 trabalhadores em 2020

O Sistema Nacional de Emprego (Sine-To), gerido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), captou 4.828 vagas de emprego, nas mais diversas áreas, de janeiro a novembro de 2020, encaminhou 18.886 candidatos e foi responsável pela colocação de 1.525 trabalhadores no mercado, no referido período.





De acordo com o secretário da Setas, Messias Araújo, apesar de todos os impactos econômicos provocados pela pandemia do novo Coronavírus em todo o mundo o Governo do Tocantins trabalhou na tentativa de manter os empregos e apoiar os trabalhadores que ficaram desempregados no acesso a seus direitos, a exemplo do seguro desemprego. Sobre as iniciativas, o secretário comenta: “Buscamos readaptar as formas de atendimento do Sine em meio à pandemia. Reforçamos os canais de comunicação digitais que já existiam como o Aplicativo Sine Fácil e o Carteira de Trabalho Digital, mas também disponibilizamos números de telefone, Whatsapp e endereços de e-mail, tudo na tentativa de amparar o trabalhador que ficou desempregado, mas também dar a eles a possibilidade de se reinserir no mercado. Os dados mostram que esse objetivo foi alcançado”, completa o gestor.

Mesmo com os atendimentos presenciais suspensos desde 20 de março de 2020, devido às medidas de segurança em prevenção à Covid-19, o Sine Tocantins realizou 93.422 atendimentos de janeiro a novembro deste ano. Os serviços oferecidos envolvem entrada no seguro desemprego e resolução de problemas de divergência, captação de vagas, cadastro e atualização cadastral de trabalhadores, emissão de cartas de encaminhamento, entre outras orientações. Já pelo aplicativo Sine Fácil foram registrados 4.414 auto encaminhamentos no mesmo período citado.

O diretor do Sine Tocantins, José Alberto (Gordo), explica, que apesar do grande número de demissões em março e abril o mercado começou a reagir a partir de julho e explica “Com a reabertura do comércio nas cidades maiores, o incentivo da construção civil e mercado imobiliário as oportunidades de emprego voltaram a surgir e o papel do Sine foi orientar o trabalhador e auxiliá-lo em seu retorno a ativa. Também ocorreram muitos casos de pessoas que já estavam desempregadas mesmo antes da pandemia serem contratadas”, enfatiza o diretor.

Este é o exemplo de Felipe Nunes Araújo, 26 anos, contratado como repositor de supermercado durante a pandemia. Segundo Felipe, ele já estava desempregado há um ano e dois meses quando ficou sabendo por meio de amigos que o Sine estava disponibilizando vagas para um supermercado da cidade. O jovem entrou em contato com o Sistema e recebeu todo o apoio necessário para colocação na vaga. “O Sine me ajudou muito no processo porque na pandemia fica difícil até para distribuir currículo e buscar de porta em porta uma oportunidade. Só tenho a agradecer por esse emprego”, conclui o repositor.

O diretor do Sine, José Alberto (Gordo) ressalta que os números deste ano são bem atípicos em decorrência da Pandemia. “Nossos números de colocação e atendimentos em anos anteriores são muito maiores e nossas metas no início de 2020 eram bem maiores, mas dadas todas as circunstâncias deste ano consideramos os resultados positivos e estamos esperançosos com as reações que o mercado vem apresentado. O trabalhador tocantinense pode continuar contando com nosso apoio em suas demandas”, destaca o gestor.

Sobre o Sine

O Sine Tocantins oferece serviços à população tocantinense por meio de nove postos localizados em Palmas, centro e Taquaralto, Araguaína, Porto Nacional, Paraíso, Gurupi, Araguatins, Dianópolis e Guaraí.

Como acessar o painel de vagas do Sine

Para conferir, diariamente, a oferta de vagas nos nove postos do Sine Tocantins acesse o site da Setas https://setas.to.gov.br/vagas-de-emprego/ ou as redes sociais - Facebook @setasTo, Instagram Setas Tocantins.

Como concorrer às vagas por aplicativo

Os trabalhadores interessados em concorrer às vagas podem se encaminhar pelo Aplicativo Sine Fácil seguindo o passo a passo no https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil

Contados de e-mail e WhatApp do Sine

Caso o trabalhador se interesse por alguma das vagas ou deseje ver as oportunidades que se enquadram melhor em seu perfil profissional, é possível atualizar o seu cadastro e pedir a carta de encaminhamento pelos seguintes contatos.

Em Palmas, pelo WhatsApp: 3218-1957 ou e-mail: vagasinepalmas@gmail.com; em Paraíso, pelo WhatsApp (63) 3602-3340 ou e-mail: vagasineparaiso@gmail.com; e em Gurupi, pelo WhatsApp (63) 3351-2477 ou e-mail sinegurupivagas@hotmail.com.

Lembrete

O Sine informa que não está realizando nenhum atendimento presencial em virtude das recomendações de saúde decorrentes da pandemia do novo Coronavírus.

Fonte: Lara Cavalcante/Governo do Tocantins
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Sine Tocantins contribuiu para contratação de mais de 1.500 trabalhadores em 2020 Rating: 5 Reviewed By: porto rápido