728x90 AdSpace

Atualidades
segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Adapec celebra 24 anos de criação com importantes investimentos tecnológicos e estruturais

Governo do Estado prioriza desenvolvimento da pasta e Tocantins 
vive um novo tempo na defesa agropecuária




Criada em 10 de dezembro de 1998, com a missão de promover a defesa agropecuária, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e melhoria da qualidade de vida da sociedade tocantinense, a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec/TO) completa neste sábado, 10, seu 24º ano de criação, superando desafios e alcançando grandes conquistas ao longo de sua história, especialmente este ano, em que recebeu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a autorização para suspensão da vacinação contra a febre aftosa.

A Agência foi estruturada para planejar, coordenar e executar a política de defesa agropecuária, e vem crescendo em suas ações e recursos tecnológicos junto com o agronegócio tocantinense. “Em 1998, quando a Agência foi criada, o setor agropecuário já clamava por um sistema de defesa eficiente, que possibilitasse a garantia da sanidade dos rebanhos de animais e da produção vegetal, especialmente da soja, que precisava de crescimento no Tocantins. E hoje, olhamos para a linha do tempo e percebemos o quanto avançamos e que estamos cumprindo bem a nossa missão,” relembra o servidor de carreira da Agência, Francisco Ramos.

Além da conquista da retirada da vacinação contra a febre aftosa, em 2022, a Adapec alcançou grandes resultados, no processo de reestruturação administrativa com investimentos de mais de R$ 7 milhões, provenientes de convênio com Ministério da Agricultura e de recursos próprios, em reformas de prédios, barreiras fixas, ampliação da frota de veículos, aquisição de equipamentos, material de consumo, bem como a capacitação profissional.

“A Adapec é um órgão parceiro do produtor rural e, por isso, buscamos acompanhar em nossas ações e serviços, a evolução que vem acontecendo no agronegócio tocantinense. O governador Wanderlei Barbosa, por meio da Adapec, trabalhou muito para alcançarmos, neste 24º aniversário da Agência, a autorização para a retirada da vacinação contra a febre aftosa e ofertar esta conquista aos produtores rurais do Tocantins,” ressalta o presidente da Adapec, Paulo Lima, acrescentando que a parceria com o Fundo Privado de Defesa Agropecuária (Fundeagro) tem sido essencial para o desenvolvimento da Agência.

O trabalho da Adapec está presente nos 139 municípios do Estado e, este ano, a direção da Agência realizou 10 reuniões descentralizadas, aproximando a gestão das regionais, alinhando ações de defesa agropecuária e construindo um planejamento para os próximos anos.

Agroindústrias

A Agência demonstrou, nos últimos anos, que pode ser uma importante aliada para o desenvolvimento do setor agroindustrial, a prova disso é que hoje ela é responsável pelo registro e pela inspeção de 41 indústrias entre, frigoríficos de carne, aves, pescado, laticínios e entrepostos. Só o abate de bovinos cresceu 18,34%, este ano em relação a 2021. “Nosso trabalho nas agroindústrias tem provocado resultados positivos na economia e na geração de empregos, e principalmente, na qualidade dos produtos que são processados por estas empresas e atestados pelo nosso serviço de inspeção, e que chegam aos consumidores com toda a segurança”, frisa o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal, Márcio Rezende.

Defesa agropecuária animal

O cuidado com o sistema de defesa animal perpassa por toda a estrutura da Adapec, desde a gestão, o gerenciamento dos programas sanitários, até as visitas feitas por inspetores e técnicos nas propriedades tocantinenses, onde há sempre um monitoramento e cuidado para que os rebanhos sejam vacinados contra as principais doenças, como aftosa, brucelose, raiva e o controle de outras doenças realizadas por medidas preventivas e que garantem a manutenção dos status sanitários. Com isso, possibilita o Tocantins comercializar animais em pé e produtos de origem animal para o comércio interno e externo.

Defesa agropecuária vegetal

Segundo dados da Secretaria de Estado do Planejamento, em 1998, o Tocantins possuía uma área cultivada de soja de cerca de 56 mil hectares. 24 anos depois, este número supera 1,2 milhões de hectares, e a Adapec é responsável pelo monitoramento e pelo controle de pragas, como a ferrugem asiática em toda esta área cultivada, garantindo que o Estado produza com segurança e sem prejuízos aos sojicultores. Além disso, nas várzeas tropicais, a Adapec conseguiu no início deste ano manter a autorização para cultivo de sementes e pesquisa. Uma conquista para o Estado, porém, cuidadosamente monitorada diariamente pela Agência.

Os programas fitossanitários da área vegetal crescem junto com o Estado. “A soja é nosso carro-chefe, porém, todos os nossos programas que controlam pragas nas demais culturas como o algodão e a fruticultura e nas fiscalizações no trânsito de vegetais e na fiscalização do uso correto controle de agrotóxicos tem se estruturado com medidas legislativas e de atuações cotidianas que possibilitam o crescimento de toda esta cadeia produtiva no Tocantins,” pontuou o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Vegetal, Alex Sandro Arruda Farias.

É certo que a Agência vive um novo tempo próspero que está só começando e o desejo de buscar junto com todos que fazem parte do processo a excelência em defesa agropecuária.



por Welcton de Oliveira/Governo do Tocantins
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Adapec celebra 24 anos de criação com importantes investimentos tecnológicos e estruturais Rating: 5 Reviewed By: porto rápido