728x90 AdSpace

Atualidades
segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Startups tocantinenses participam de missão na Alemanha

Polinorte Sustentáveis, Ikigai Piscicultura Sustentável, Green Energy e 
Carne de Jaca são as startups selecionadas




Durante os dias 5 a 13 de dezembro, 20 startups do norte do País irão participar, na Alemanha, da missão de promoção comercial no exterior para pequenos negócios em bioeconomia do programa Inova Amazônia. A programação será na capital, Berlim e na cidade de Magdeburg, localizado no estado da Saxônia. Quatro startups tocantinenses foram selecionadas por meio de edital e terão a oportunidade de adentrar ao mercado internacional.

A Alemanha é conhecida não só por sua indústria de elevado desenvolvimento tecnológico, mas também por seu protagonismo na sustentabilidade, incluindo bioeconomia e promoção de uma transição energética acessível e eficaz. Tendo isto, o objetivo primordial da missão é proporcionar que as startups possam obter uma visão do ecossistema de inovação alemã, além de estabelecer contato com empresas, parceiros de cooperação e eventuais investidores.

A ação é uma realização da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Rio) e conta com a parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Inova Amazônia, NeuVentures e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

De acordo com Rogério Maracaípe, analista técnico do Sebrae, as startups poderão demonstrar o crescimento e conhecimentos adquiridos ao longo de suas jornadas. “Muita coisa mudou com o programa e estas mudanças trouxeram estes empreendimentos até aqui. A missão é a porta de entrada para o mercado internacional e se bem aproveitada, pode transformar a vida destes empreendedores”, explica.

A startup Polinorte Sustentáveis, que tem como proprietário Alex Alves e atua em Araguaína e regiões circunvizinhas, participou do Programa Inova Amazônia e agora, está selecionada para a missão na Alemanha. O empresário destaca que a princípio, o objetivo do grupo era propor um projeto que convertesse plástico em concreto de alto rendimento, de dimensões apenas regionais, mas, o Sebrae proporcionou uma imersão na inovação em âmbito nacional, o que fez com que a startup ampliasse o leque, carregando a singularidade de serem os únicos na prestação deste tipo de serviço.

“O Sebrae tem este diferencial de não ser apenas um CNPJ, mas um grande parceiro, acompanhando todo o processo da startup e sendo um elemento primordial no crescimento. E agora, temos uma outra grande oportunidade, desta vez, em caráter mundial. As expectativas são as melhores”, frisa Alex.

Marise Suzuki, empresária de Gurupi, participará da missão representando a startup Ikigai Piscicultura Sustentável. Ele destaca a importância do Sebrae em todos os processos do empreendimento, já que a instituição vem, ao longo dos anos, oportunizando uma gama de soluções pautadas na inovação. “Estou muito ansiosa para conhecer e tentar realizar parcerias com empresas internacionais, visando o desenvolvimento do nosso produto, e até quem sabe, negociar a franquia”, pontua.

Para Glaucia Vieira, proprietária da Green Energy Soluções Sustentáveis, startup com atuação em Palmas, que transforma biomassas residuais em combustíveis de baixo carbono, a ida para a Alemanha vai proporcionar interação de uma cadeia produtiva com foco em bioeconomia e sustentabilidade. “Agradeço ao Sebrae, uma instituição alinhada com as demandas e oportunidades do ecossistema de inovação de todo o país. Com o que conseguirmos tirar da visita, com certeza poderemos galgar ampliação e fortalecimento”, ressalta.

A quarta startup tocantinense selecionada para a missão é a Carne de Jaca, da empreendedora palmense Maria Edivangela. Segundo a empresária, apresentar seu produto para a Europa, pode ser um divisor de águas, capaz de captar investidores e proporcionar a expansão da empresa. “É um lindo trabalho o qual, estamos desenvolvendo há dois anos com o apoio do Sebrae e do programa Inova Amazônia. Muitos são os benefícios depois desta parceria e isso faz muita diferença na vida de quem empreende”, afirma.



Agência Sebrae de Notícias do Tocantins – ASN/TO
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Startups tocantinenses participam de missão na Alemanha Rating: 5 Reviewed By: porto rápido