728x90 AdSpace

Atualidades
quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Haddad diz que Brasil voltará a crescer acima da média mundial

De acordo com o ministro, a reforma tributária e a volta do equilíbrio nas
 contas públicas impulsionarão a retomada




O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reforçou nesta terça-feira (17/1) a importância da reforma tributária como peça-chave para promover o crescimento do país. “Com reforma tributária, vamos conseguir equilibrar as contas. Se tivermos agenda correta, com contas equilibradas, o Brasil vai voltar a crescer acima da média mundial”, disse, durante sessão especial no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

O painel “Brazil: A New Roadmap” (Brasil: Um Novo Roteiro) foi conduzido pela diretora para a América Latina do Fórum Econômico Mundial, Marisol Argueta de Barillas. O debate contou também com a participação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Confira a íntegra do painel “Brazil: A New Roadmap"

Além do foco na reforma tributária e na retomada do equilíbrio das contas públicas (com objetivo de zerar o déficit em dois anos), o ministro Haddad destacou que serão implementadas medidas para impulsionar o crédito e que o Brasil contará com uma “agenda de reindustrialização voltada para a sustentabilidade ambiental”. Ele apontou que o mercado já compreendeu o atual governo e seus pilares de justiça social, estabilidade, previsibilidade, e um plano de desenvolvimento de médio e longo prazos.

Haddad falou sobre os desafios que o Brasil enfrenta nas contas públicas e ressaltou a boa repercussão sobre as medidas para recuperação fiscal anunciadas na última semana. “Queremos voltar ao patamar de receitas e despesas no pré-crise [pré-pandemia]”, afirmou.

A retomada do crescimento será impulsionada também pelo fortalecimento da integração internacional, em especial pelo diálogo com os países sul-americanos. O ministro citou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, levará ao G20 um discurso pautado na paz, combate à desigualdade e à fome, além da estabilidade da democracia e questões ambientais.

Nesta terça-feira, o ministro da Fazenda cumpre agenda com dez compromissos em Davos. Além da sessão especial com a ministra Marina Silva, a pauta de Haddad inclui reuniões com o ministro saudita do Investimento, ministro Al-Fahli; com Lord Malloch Brown e Alexander Soros (Open Society); com Ian Bremmer (Eurasia); participação em evento do Itaú Unibanco; reuniões com a diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva; com o ministro da Economia da Colômbia, José Antonio Ocampo; com o ministro das Finanças da Alemanha, Christian Lindner; com o presidente de Assuntos Globais da Meta, Nick Clegg; além de jantar promovido pelo banco BTG Pactual.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Haddad diz que Brasil voltará a crescer acima da média mundial Rating: 5 Reviewed By: porto rápido