728x90 AdSpace

Atualidades
quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Reforma do imposto sobre consumo está “em boas mãos”

Em Davos, ministro da Fazenda tratou também da atração de novos
 investimentos estrangeiros ao Brasil




O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a atual proposta de reforma tributária que trata do imposto sobre consumo, em tramitação no Congresso Nacional, está “em boas mãos”, consolidada e com discussões já maduras. Haddad reforçou em entrevista nesta terça-feira (17/1) – segundo dia de reuniões no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, após jantar promovido pelo banco BTG Pactual, a expectativa de que as discussões sobre a reforma tributária e o novo arcabouço fiscal estejam concluídas até abril.

De acordo com ele, o governo pretende abrir, em fevereiro, o debate sobre o novo arcabouço fiscal. A questão fiscal foi discutida pelo ministro com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, que manifestou intenção de ajudar o Brasil na construção de um novo arcabouço. “O BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento] também se colocou à disposição. Muitos economistas brasileiros, a universidade, os especialistas vão ser chamados a opinar sobre isso”, explicou.

Haddad contou que a atração de investimentos ao Brasil foi ponto principal das conversas durante o jantar. “Tinham empresas aqui de energia, de celulose, de tecnologia, dos mais variados ramos dizendo: queremos investir no Brasil e queremos ter uma noção do cenário econômico, como as autoridades brasileiras veem hoje o cenário econômico. Estão tomando decisão de investir bilhões no Brasil”, comentou.

Sobre o salário mínimo, o ministro disse que o governo vai discutir com as centrais sindicais a política de valorização para os próximos anos. “Neste ano, nós já tivemos um ganho real de 1,4%. Vamos abrir com as centrais uma negociação para estabelecer um marco para os quatro anos”, informou.

Agenda

Os compromissos do ministro da Fazenda nesta quarta-feira (18/1), no Fórum Econômico Mundial, incluem reuniões com Martin Wolf, do jornal Financial Times; Mathias Cormann, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); Dara Khosrowshahi, do Uber; Klaus Schwab, do Fórum Econômico Mundial; e ainda com dirigentes do banco Itaú. O ministro ainda participará do painel ‘Leadership for Latin America’, com os presidentes da Colômbia, Equador e Costa Rica, e a vice-presidente da República Dominicana.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Reforma do imposto sobre consumo está “em boas mãos” Rating: 5 Reviewed By: porto rápido