728x90 AdSpace

Atualidades
terça-feira, 4 de abril de 2023

Páscoa 2023: 111 mi de pessoas devem realizar compras



A Páscoa deste ano deve movimentar o comércio nos próximos dias. A data deve levar em torno de 111 milhões de brasileiros às compras. É o que aponta um levantamento realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise Pesquisas.

Baixe a pesquisa completa!

De acordo com a sondagem, 68% dos consumidores pretendem comprar presentes e chocolates para a data este ano. Desses, 45% pretendem comprar a mesma quantidade de produtos este ano em relação ao ano passado, 39% devem comprar mais produtos e 9%, comprar menos produtos. O valor do tíquete médio com todos os presentes será de R$ 231.

Para os que esperam ter um aumento de gastos este ano (37%), as principais justificativas são: ter mais pessoas para presentear (48%), a intenção de comprar mais produtos (32%) e acreditar que os preços estão mais caros (30%).

Em média, a expectativa é de que cada consumidor compre em torno de cinco produtos. Os principais presenteados serão os filhos (57%), a mãe (39%), o cônjuge (37%) e sobrinhos (32%).

“A Páscoa é sempre aguardada com grande expectativa pelo setor de comércio e serviços. Além das vendas de ovos e chocolates, temos as comemorações que também movimentam o comércio, bares e restaurantes. Este é o momento de o setor investir em promoções e estratégias para atrair os consumidores”, avalia o presidente da CNDL, José César da Costa.

METADE DOS CONSUMIDORES PRETENDE COMPRAR OVOS DE CHOCOLATE INDUSTRIALIZADOS

81% farão pesquisa de preço
O estudo também mostrou que maioria (81%) dos compradores pretende fazer pesquisa de preço antes de levar os ovos ou demais produtos para casa, sendo que os locais preferidos serão as lojas físicas (80%), principalmente nos supermercados (62%), enquanto 65% pretendem pesquisar preços na internet, sobretudo nos sites e aplicativos (46%). Considerando aqueles que pesquisarão preços em sites e aplicativos, a maior parte o fará nos sites de varejistas (82%) e nos sites de busca (65%).

Os ovos de chocolate industrializados são os preferidos dos consumidores (50%), seguidos pelos bombons/caixas de chocolate industrializados (45%), ovos caseiros artesanais (43%), e barras de chocolate industrializados (30%).

Entre os que pretendem comprar ovos industrializados, 64% querem comprar ovos direcionados para crianças e para adultos, 17% somente para adultos e 16% somente para crianças.

Maioria deve pagar à vista, principalmente com cartão de débito
O pagamento à vista será a forma de pagamento mais usada na Páscoa deste ano (75%), seja em cartão de débito (42%) ou em dinheiro (38%). 53% pretendem pagar à prazo, sobretudo o cartão de crédito parcelado (32%).

Supermercados serão os principais locais de compra
Foto: stock-boris/Shutterstock

Os principais locais de compra dos produtos para a Páscoa serão: supermercados (57%), lojas especializadas em chocolates (42%) e lojas de grandes varejistas (41%).

De acordo com os consumidores, 73% têm intenção de comprar em lojas físicas — seja de rua (49%), seja de shopping (46%–, enquanto 60% pretendem comprar pela internet, principalmente nos sites (28%) e aplicativos (25%).

Os fatores que mais influenciam a escolha do local de compra são: o preço (42%), a qualidade dos produtos (42%) e as promoções e os descontos (32%).

Apesar de já saberem onde farão suas compras, a maior parte das pessoas não parece estar disposta a agir com antecedência: 59% pretendem realizar as compras na semana da Páscoa e 28% em março.

Considerando o local de celebração, 53% pretendem celebrar em casa, 18% na casa dos pais e 12% na casa de outros parentes.

31% devem participar de “amigo-secreto” na Páscoa
Entre os consumidores entrevistados, 31% afirmam que pretendem participar de alguma brincadeira de amigo chocolate, principalmente porque gostam de eventos sociais (17%) e por considerar que essa é uma boa forma de presentear gastando menos (11%).

59% PRETENDEM REALIZAR AS COMPRAS NA SEMANA DA PÁSCOA

Dentre os que pretendem participar de amigo chocolate de Páscoa, a média é de 4 participações com um gasto médio de R$ 68,5 por presente. Considerando o ambiente e as pessoas com as quais a brincadeira será feita, 77% farão o amigo secreto com familiares, enquanto 37% com amigos e 37% com colegas de trabalho.

“A brincadeira pode ser uma ótima opção para gastar menos. Ao invés de ter de comprar ovos para várias pessoas, o amigo-chocolate permite que os gastos fiquem concentrados em um único membro da família. Ao mesmo tempo, ninguém fica sem presente. O importante é ficar atento e não participar de muitos eventos e assim extrapolar o orçamento”, indica o presidente da CNDL.

   
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Páscoa 2023: 111 mi de pessoas devem realizar compras Rating: 5 Reviewed By: porto rápido