728x90 AdSpace

Atualidades
quinta-feira, 25 de maio de 2023

Sebrae e CVM, em parceria com MEC, lançam cursos de educação financeira nas escolas

Cursos são destinados à formação de professores do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo materiais para os alunos, 100% gratuitos e à distância




Para promover a educação financeira e transformar a realidade de estudantes de todo o país, o Sebrae e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), e o apoio da B3 e do Instituto XP, lançam, no dia 16 de maio, os Cursos Educação Financeira nas Escolas. O evento de lançamento será realizado na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte, com transmissão online pelo Youtube do Sebrae para todo o Brasil, e terá palestra magna da jornalista e especialista em finanças, Nathalia Arcuri.

O evento – “Educação Financeira: Agir hoje para a sustentabilidade no amanhã” – é voltado a secretários(as) municipais de educação, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e professores, prefeitos, superintendências de ensino e demais profissionais e lideranças da área. O lançamento ocorre durante a 10ª Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), que neste ano será realizada entre os dias 15 e 21 de maio.

Os cursos são destinados à formação de professores do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, das redes pública e privada de todo o país, totalmente gratuitos e à distância (EaD) para aplicarem a Educação Financeira em sala de aula. O objetivo é capacitar os professores e fornecer conteúdo, incluindo materiais para os alunos, para trabalharem a temática e contribuírem para a criação de comportamentos financeiros mais éticos e sustentáveis. Os cursos estão estruturados em trilhas de aprendizagem totalmente conectadas à BNCC, articulando a Educação Financeira, Atitudes Empreendedoras, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e Projeto de Vida.

“O Sebrae acredita que a educação financeira é o caminho para transformar a realidade em que os estudantes estão inseridos, permitindo que se tornem cidadãos conscientes das suas escolhas, e aptos a planejarem e realizarem seus projetos de vida. Essa parceria reforça o nosso compromisso em promover a educação financeira, tornando-a acessível a professores e estudantes de todo o país”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Para a superintendente de proteção e orientação aos investidores da CVM, Nathalie Vidual, “a CVM tem como valor e objetivo estratégico a promoção da educação financeira e essa parceria vai ao encontro desse propósito, demonstrando nosso compromisso contínuo e firme com o desenvolvimento do país por meio da educação. A capacitação dos professores está diretamente relacionada ao crescimento do Brasil, uma vez que eles serão multiplicadores de conhecimento e ajudarão os jovens a se tornarem mais autônomos e seguros em relação ao mundo dos investimentos”, destacou.

A superintendente de educação na B3, Christianne Bariquelli, frisa que “a educação financeira é muito importante para a gestão consciente das próprias finanças e no desenvolvimento de um mercado de capitais mais sólido, e ter contato a temática ainda em período escolar pode transformar a relação das pessoas com o dinheiro. Embora tenhamos avançado muito nos últimos anos, ainda temos um longo caminho pela frente, que só é possível por meio da união de esforços.”

Para impulsionar a iniciativa, o Instituto XP se juntou ao Sebrae, à CVM, ao MEC e à B3 para disponibilizar os materiais didáticos de forma gratuita para capacitar os professores, permitindo que eles estejam aptos para levar educação financeira para seus alunos de Ensino Fundamental e, em breve, ao Médio.

“Buscamos disponibilizar todas as ferramentas necessárias para democratizar cada vez mais o tema no nosso país. Nosso objetivo é que todos os professores, de qualquer série, consigam levar educação financeira para as suas escolas”, diz a head do Instituto XP, Gabriela Torquato. “Acreditamos que impulsionando a cidadania financeira por meio da comunidade escolar iremos gerar um grande impacto na cultura brasileira e seu bem-estar”, completa.

Programação

Na abertura do evento, às 14h, o presidente do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e o chefe da divisão de educação financeira da CVM, Paulo Portinho, farão as boas-vindas. Em seguida, será realizado o painel “Educação Financeira – Agir hoje para a sustentabilidade no amanhã”, com a participação de representantes do Sebrae Minas, da CVM, da B3 e do Instituto XP, e a mediação do gerente da unidade de Gestão de Soluções do Sebrae Nacional, Eduardo Curado.

A programação será encerrada com a palestra magna da especialista em finanças, apresentadora e fundadora do “Me Poupe”, atualmente o maior canal sobre finanças do mundo, Nathalia Arcuri.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Sebrae e CVM, em parceria com MEC, lançam cursos de educação financeira nas escolas Rating: 5 Reviewed By: porto rápido