728x90 AdSpace

Atualidades
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Varejo brasileiro amplia participação na FIRA com indicação para comitê executivo global



 O varejo brasileiro ampliou sua presença nas discussões internacionais do setor com a indicação de Marcos Gouvêa para o cargo de vice-presidente da FIRA (Federação Internacional das Associações do Varejo, sigla em inglês) para a América do Sul e membro do comitê executivo global da entidade. A nomeação foi anunciada durante reunião realizada em Nova York, que reuniu lideranças do varejo de diferentes países.

A criação do comitê executivo global marca um novo momento da federação, com o objetivo de estruturar uma agenda estratégica voltada aos principais desafios do varejo mundial, como transformação digital, mudanças no comportamento do consumidor, sustentabilidade e integração entre mercados. Atualmente, a FIRA reúne 37 associações filiadas em 23 países e passa por um processo de reconfiguração de sua governança, com foco em maior integração entre mercados e diversidade de perspectivas.

Brasil ativo no debate internacional e reconhecimento ao varejo brasileiro e latino-americano

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), membro da FIRA, participa de forma recorrente das reuniões da entidade e esteve presente nesta edição, de 2026, do encontro em Nova York, representada por seu presidente, José César da Costa, e pelo gerente executivo da entidade, Daniel Sakamoto.

“Parabenizo o presidente da FIRA pela iniciativa de criar um comitê executivo global para pensar e elaborar uma agenda estratégica para o varejo mundial. Esse é um passo importante para conectar realidades diferentes e construir soluções conjuntas para os desafios que afetam o comércio em escala global”, afirmou José César da Costa. Ele também resaltou que esse movimento fortalece a capacidade da FIRA de atuar de forma mais coordenada frente às transformações do setor.

José Cesar da Costa, presidente da CNDL (à esquerda), Marcos Gouvêa de Souza, CEO da Gouvêa Ecosystem (ao centro) e Edgard de Castro, presidente da Afrac (à direita)

A indicação de Marcos Gouvêa também foi destacada como um reconhecimento à relevância do varejo brasileiro no cenário internacional. Segundo o presidente da CNDL, a escolha reflete não apenas a trajetória profissional do executivo, mas a maturidade do setor na região. “Parabenizo o Marcos Gouvêa pela indicação e reconheço nele um nome extremamente qualificado para representar o varejo brasileiro e da América do Sul. Temos uma relação de amizade e parceria construída ao longo de anos de debates, mobilizações e eventos em prol do fortalecimento do varejo”, destacou.

Ainda segundo o presidente da Confederação, a presença de um representante brasileiro no comitê executivo global contribui para ampliar a troca de experiências entre mercados emergentes e economias mais maduras. “O Brasil tem muito a contribuir com o varejo mundial, especialmente em temas como inovação, resiliência e adaptação ao consumidor”, completou.

Agenda global, impacto local

A participação ativa da CNDL na FIRA reforça o papel da entidade como ponte entre o varejo brasileiro e as discussões globais do setor. A presença institucional em fóruns internacionais permite não apenas acompanhar tendências, mas também levar ao debate experiências e desafios enfrentados pelo comércio nacional.

Com a criação do comitê executivo global e a entrada de Marcos Gouvêa em sua composição, a expectativa é que o varejo da América do Sul tenha voz mais ativa na construção de uma agenda internacional que dialogue com diferentes realidades econômicas, sociais e culturais.

  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Varejo brasileiro amplia participação na FIRA com indicação para comitê executivo global Rating: 5 Reviewed By: porto rápido