728x90 AdSpace

Atualidades
terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Produção de soja demonstra aumento expressivo em todas as regiões do Tocantins

Expectativa da Conab nesta safra 2022/2023 é colher aproximadamente 
4 milhões de toneladas de grãos de soja




Nesta primeira semana do ano de 2023, com 100% da produção de soja semeada no Tocantins, a cultura demonstra potencial altamente produtivo em todas as regiões do Estado. A expectativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta safra 2022/2023, é colher aproximadamente 4 milhões de toneladas de grãos de soja, ante 3,9 milhões de toneladas da safra 2021/2022, demonstrando um acréscimo de 2,5% na produção.

A área plantada da soja também teve aumento expressivo, saindo de 1,15 milhão de hectares para 1,25 milhão de hectares, sendo um aumento de área plantada de 9,3 % a mais em relação à safra passada.

A participação da soja, em relação à produção de grãos no Estado, é de 66,8 % em área de plantio e, na produção é de 59,8%, em toneladas de grãos.

De acordo com o gerente de Agricultura da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Francisco Alves de Lima, a safra 2022/2023 está dentro da normalidade, demonstrando um bom potencial produtivo em todas as regiões do Estado. “Apesar de um pequeno atraso, o plantio ocorreu dentro dos meses de novembro e dezembro, sendo que a cultura encontra-se em parte na fase reprodutiva e parte na fase de desenvolvimento vegetativo, de acordo com a época de semeadura e ciclo das culturas plantadas”, ressalta o gerente.


por Elmiro de Deus/Governo do Tocantins
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Produção de soja demonstra aumento expressivo em todas as regiões do Tocantins Rating: 5 Reviewed By: porto rápido